sábado, 24 de novembro de 2012

Emotional Bullshit


Hoje nas minhas deambulações pela FNAC encontrei um livro perdido num sofá. 
Isto bastava para me chamar a atenção, afinal de contas tinha estado ali alguém a folhear um livro e eu queria ver qual era... 
Pois que se chamava " Vencer a Depressão " e era uma publicação da DECO. 
Não encontro grande informação sobre o livro online, mas basicamente alertava para o facto de muitas pessoas terem depressões e da dificuldade associada ao diagnóstico da doença. 

Abri o livro li uns parágrafos soltos até chegar ao ponto ( e não estou a citar... estou apenas a escrever o que reti! ) 
Reacções da familia ou das pessoas mais próximas :
Confortar ; muitas pessoas pensam que usar frases de incentivo e de conforto são suficientes
Ou
Super-Proteger ; Amparar todos os momentos, ceder em todas os períodos de negação (... )


Basicamente para quem escreveu este livro existem apenas pessoas que compreendem a depressão. 
Compreendem e aceitam que o outro está a passar por uma fase depressiva e reagem a isso confortando ou super protegendo. 
O que mais me espanta é que a reacção mais comum é a incompreensão, é a recusa, é a negação, tanto da pessoa que está deprimida e naturalmente não quer estar, como das pessoas que lhe são próxima e não entendem os motivos, as causas, ou pura e simplesmente as reações que daí advém. 
Este sim é um dos problemas mais graves. As doenças do foro psicológico são muito difíceis de entender, não me custa perceber isto, são coisas que não vemos, que não dominamos, não são óbvias e muito menos de fácil tratamento. 

Não me espanta que as pessoas sejam cépticas. 
Espanta-me sim que não se fale sobre isso, que não se eduquem as pessoas para a diferença. 
Não que elas tenham de aceitar a doença, mas podem pelo menos perceber que existe, e que há quem tenha de viver com ela. 

Por muito que seja emotional bullshit. 

2 comentários:

  1. É verdade... Eu acho que são sempre situações muito complicadas e o melhor mesmo é a ajuda de profissionais :s

    ResponderEliminar
  2. It really is a bullshit, but not an emotional one!
    Enquanto as pessoas não encararem a depressão como uma doença como as outras, como por exemplo a asma ou o reumático, o preconceito irá sempre existir.
    Eu costumo dizer que se não fosse uma doença, não haveriam comprimidos...
    Tenho pessoas próximas que sofrem dessa doença e o que mais me chateia - mesmo que saiba que as pessoas não digam por mal, mas por desconhecimento - é que lhes digam "coragem, tens que ser forte, não penses nessas coisas"... Como se a depressão fosse uma coisa que alguém arranjou porque pensou em coisas menos boas...
    Tirado da wikipedia, mas totalmente verdadeiro: "Sabe-se hoje que a depressão é associada a um desequilíbrio em certas substâncias químicas no cérebro e os principais medicamentos antidepressivos têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina."
    Concordo plenamente quando diz que as pessoas têm que ser educadas!
    Quanto à aceitação da pessoa que tem a doença... isso já é mais complicado, até pelo estado em que elas se encontram... Especialmente para pessoas que acreditam que as depressões são "coisas da nossa cabeça" e que, por isso, acham que falharam em algum lado.
    Além disso, ninguém gosta de saber que tem uma doença, certo? Mas a verdade é que é "meio caminho andado" para o tratamento.

    ResponderEliminar