segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mãe, mãmã, mámi, mummy

O meu pai sempre me disse " a vossa Mãe é uma Mãe Leoa ", sempre achei que ele dizia isto porque lá em casa somos todos do Benfica menos ela, que tem a mania que é do Sporting.

Mas não... a minha Mãe é mesmo uma Mãe Leoa, e isto quer dizer muito mais do que isso. Não se metam com as crias dela que ela mostra logo as garras ( invariavelmente bonitas e arranjadas ).

A Mãe ensinou-me a nadar, a não ter medo das ondas. Ensinou-me a mergulhar o mais fundo possível quando a onda vinha lá. E sempre quis que eu fizesse surf. Com a minha Mãe aprendi a venerar o mar, a passar o Verão e o Inverno a sentir vontade de praia.
Ouvíamos juntas os cds dos Onda Choque, e andávamos na rua de dedo mindinho dado. Ela dizia que eu era o grilo falante dela, porque nunca a deixava esquecer-se de nada.

Tive ciúmes da minha Mãe quando ela foi estudar. E das piores coisas que me pode acontecer é vê--la triste ou a chorar. Porque a minha Mãe é das mulheres mais fortes e corajosas que conheço. E deu-me mais duas mães. As minhas Tias.

A minha Mãe ensinou-nos a Amar. Acho que o fez sem saber. Todos os conselhos que nos deu para agirmos com os outros, não os soube aplicar connosco, na medida em que sempre quis que não nos magoássemos. Mas Amar é gostar a sério, e isso ela faz como ninguém.

Por isso sei de cor o cheiro da minha mãe, a temperatura do corpo dela, o conforto do colo dela.

A minha Mãe cozinha como ninguém. E não somos só nós a achar isso, ela também acha. Sempre que vamos a alguma lado diz " ah isto é bom... mas nada como feito por mim "
E tem uma força e uma preserverança que lamento não ter herdado. Se ela quer alguma coisa, ela consegue. E se tem um projecto não descansa enquanto ele não se concretiza.

Para a minha mãe o meu cabelo nunca está bem. Os brincos também não, dos aneis é melhor não falar, e pulseiras? puffff. Só estou mais ou menos bem se tiver vestida com alguma coisa que ela me comprou. (mummy, não achas que era mais fácil se me comprasses a roupinha toda?) Vestir-me para ir ter com a minha mãe é mais complicado do que pensar no que vestiria para ir aos Óscares. Apesar do meu vício dos acessórios ser culpa dela, que me vestia na Materna e na Cenoura com vestidos de princesa e laçarotes gigantes no cabelo.


A minha Mãe liga-me para saber porque é que a assistente da Rachel Zoe foi despedida. Ou para procurar qualquer coisa na net. Falo com a minha mãe pelo chat do gmail, e ao telefone todos os dias. E se lhe quero dar alguma novidade sobre uma marca, ela já sabia, já tinha visto, e até já tem uma peça igual lá em casa. O pior é que tem mesmo.

A minha Mãe tem uma noção de profissionalismo que nos transmitiu severamente. E transmitiu-nos igualmente a noção de que nunca se reclama num restaurante, a menos que a reclamação seja seguida de um rápido abandono da cena do crime. Para ela irão sempre cuspir-nos no prato.

Tem também um talento que pensa que está escondido, mas que eu topo a léguas. Que é deitar coisas para o lixo. Eu sou do género de guardar o bilhete de comboio de todas as viagens que faço. Ela é do género de o deitar fora assim que me apanha a olhar para o lado. E puxa-lhe o pé para o chinelo, porque a minha Mãe é da bica. E a BICAAAA É LINDA!

E não sei como nem porquê não liga nada a abraços nem a beijos nem a coisas do género.
Tem a mania que é fria. Mas é um coração mole. Sofre por ela e sofre pelos outros.

Mas a minha Mãe é mais. E eu não consigo escrever sobre ela. Preferia mil vezes estar com ela do que a kms de distância a tentar explicar porque é que ela é a Melhor Mãe do Mundo.

apesar de ser do Sporting.

1 comentário: