sábado, 9 de abril de 2011

Lisboa





Sinto-me uma privilegiada por morar onde moro. Bem no centro da cidade.

Quando ponho um pé fora de casa já estou num dos sítios em que mais turistas passeiam, em que a mistura de culturas e estilos é evidente. Em 30 segundos vejo o rio com o enquadramento do elevador da bica. Tenho ali o Adamastor ao lado, onde brinquei muito quando era pequena, e onde brinco ainda às vezes.
Em menos de nada o largo do Camões. e um café ali na esplanada, ou então para levar. Levanto as minhas encomendas ali naqueles correios, cheios de gente do mundo todo que ainda acha piada a escrever cartas.

E o chiado... o chiado... Lembro-me de vir a Lisboa e ver um sorriso na cara da minha Mãe quando descíamos a Rua da Misericórdia e ela dizia que aquela imagem da cidade lhe enchia o coração. Na altura não percebia muito bem, agora não percebo como é que não percebia muito bem.

Faço yoga ali ao lado, e as compras todas na rua. Vou ao Mini-preço e à Super Frutas do Calhariz a frutaria com as cores mais bonitas da natureza , "Salsa e Coentros menina? Concerteza " e não se pesam os mimos. Vou à Pastelaria Camões e sou recebida com sorrisos e línguas de veado torradinhas. E vou ali à Tease e é a mesma coisa, mas com os maravilhosos cupcakes. O senhor do quiosque fala-me sempre, e os senhores dos restaurantes aqui da rua têm sempre alguma coisa simpática para dizer.

Gosto de morar num bairro que tem Bairro no nome. Gosto de morar perto de um Príncipe, e poder estar em "alta" na Baixa. Gosto de morar num sitio onde as tendências se misturam. Onde consigo ter inveja boa de muita gente. Onde vejo de tudo.
Gosto de poder ir à Fnac e à Bertrand, e saber de cór em que lojas não ha rede de telémovel.
Gosto dos croissants da Bénard, e de ir lá lanchar com os meus pais. Gosto dos muffins mais que industriais do Starbucks. E agora nem da falta de gelados genuínos me posso queixar. Lá veio a Santini e até trouxe o melhor bolo de chocolate do mundo que morava noutro bairro.
E Bica que dizem que ficou famosa na Brasileira.... Beber Isto Com Açucar . Eu cá abdico. E sou mais fã de abatanados. Assim o tempo na esplanada dura mais.

Que se lixem os saltos dos sapatos todos comidos pela calçada.

Eu adoro Lisboa, e adoro viver neste centrinho.

4 comentários:

  1. Eu também adoro Lisboa e estou ansiosa pelo dia em que possa vir definitivamente viver para ca :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro Lisboa e estou ansiosa pelo dia em que possa vir definitivamente viver para ca :)

    ResponderEliminar