domingo, 12 de junho de 2011

Dicas Para O Santo António




Pequeno Manual De Sobrevivência para a Noite de Santo António.

Dicas e afins.

Sinto-me tentada a deixar aqui algumas notas sobre a noite que se avizinha.
A bela noite de Santo António. Ora pois bem.

1 - Não usar nenhuma roupa considerada especial. Porquê? Ora pois bem, a probabilidade de se estragar é grande, e mesmo que não se estrague escapar a uma entornadela de sangria é um tipo de desporto que não vale a pena querer praticar.

2- Usar sapatos confortáveis, rasos e de preferência fechados. Ténis brancos ou claros não devem ser opção a menos que estejam em fase terminal e prontos para ir directos ao caixote do lixo.

3- Levantar dinheiro com antecedência - sim, é provável que hoje já seja tarde. Mas convém ter algum dinheiro na carteira, garanto que o dinheiro nas caixas multibanco não vai abundar.

4 - Tentar não ser inspector da ASAE. Pensar que se já passou pelas brasas já tudo o que havia para morrer morreu. Fechem os olhos metam a sardinha no pão e comam.

5 - Em ultima análise transportem toalhitas húmidas dentro da mala, dão sempre jeito para minimizar a badalhoquice. Ah e lenços de papel também. A probabilidade de existir papel higiénico nas casas de banho é quase nula, a existência das mesmas é proporcional.

6 - Levar apenas o essencial na mala e tentar tê-la sempre o mais próxima possível. ( acho que esta dispensa explicações ).

7 - Se não gostam de música pimba nem de confusão - Fiquem em casa, ou vão para uma festa privada. Não há como escapar a estas premissas.

8 - Lembrem-se de arranjar as mãos e tratar da cara, a proximidade do alheio é ridiculamente comprometedora em noites como estas. Vale sempre a pena estar acompanhado de alguém que goste de nós o suficiente para nos dizer se temos os dentes com restos de comida, ou se precisamos de ir lavar a cara.

9 - Usar saias é uma péssima ideia. Caso o façam optem por usar cuequinhas saco de pão. A menos que estejam numa de tudo por tudo e o objectivo for mesmo revelar os vossos segredos mais íntimos. É Pouco provável que alguém consiga ver alguma coisa abaixo da linha do peito, mas é muito possível que as tuas pernas fiquem presas 4 pessoas atrás do teu tronco.

10 - Certifiquem-se do bairro em que estão. Não é boa ideia ir para Alfama dizer que a Bica é linda, ou estar no Bairro Alto a dizer que o Castelo é que é. A menos que queiram ter uma história lamentável para contar, ou como foram de ambulância para o hospital sem perceber bem porquê no Santo António.

11- Chegar ao Castelo já não é uma caminhada obrigatória na noite dos santos. A única coisa obrigatória é perceber que, por muito que te esforces, no dia a seguir toda a tua roupa vai cheirar a sardinhas.

12 - Quando te fores deitar tem uma garrafa de 1,5l de água bem perto de ti. Parece que ajuda a curar a ressaca. Evita também deitares-te sem tomares banho. O desconforto de acordar com restos da noite anterior na roupa interior pode ser desagradável ( salvo seja... refiro-me a comida.)

13 - O mesmo se aplica ao pré-festa. Lá porque toda a gente vai estar a cheirar a transpiração e a fogueira, nada invalida que tentes ir o mais lavadinho e cheiroso possível.

14 - Já agora. As crianças que estão na rua, geralmente com copos de plástico a pedir moedinhas para o Santo António, não estão de facto a pedir dinheiro para o Santo. Ok?

6 comentários:

  1. Boas dicas, convem sempre ter em conta e não esquecer. ;))

    ResponderEliminar
  2. ahahhh e com isto devias começar a escrever um guia de sobrevivência na noite lisboeta! uma espécie de biblia..

    e bom Santo António, que ele te guie nesta noite tão difícil!! :)

    xx
    Cati

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas sim senhor mas faltou a mais importante: deixar o carro em casa. Mesmo. O metro funciona normalmente e esticar as pernas numa noite destas faz sempre bem.

    ResponderEliminar
  4. Mesmo sem vir aqui ler as tuas dicas, segui-as ao limite! Só não tomei banho antes de me deitar porque cheguei às 6:30 a casa, já estava com demasiado sono para isso...
    Mas adorei! Já tinha ido no ano passado e este ano ainda foi melhor. Apesar do cheiro a sardinhas e dos restos de cerveja entornados no meu cabelo!

    ResponderEliminar
  5. Vou este ano,obrigada pelas dicas!Quando voltar conto como foi minha festa de santo antonio na alfama!

    ResponderEliminar