sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pára e a Mãmã Dispara

Pára e a Mãmã dispara

Hoje fui ter com a minha mãe ao trabalho e ela recebeu-me no gabinete com uma pistola na mão, e uns óculos tipo 3D.
Achei que ela estava a jogar xbox ou qualquer coisa do género mas não. Ela decidiu que ia acabar com os problemas da minha pele acneíca ( uma forma cientifica de dizer - a minha pele que despertou para a puberdade e está cravada de borbulhas ), e toca de disparar luz pulsada no rosto.
Depois uma máscara hidratante Lancaster, enquanto eu escrevia e-mails no telemóvel, a hidratação normal com o "365" e protecção solar 50 para me proteger dos raios UV. " Amanhã não te podes por ao sol como hoje..." Está bem mãmã.

Eu faço tudo para acabar com isto.
Tudo... menos antibiótico.





10 comentários:

  1. Sorte a tua :D Empresta-me a tua mãe eheh também quero acabar com isto! Com vinte e três anos já não era idade para me preocupar mais com rugas do que com acne?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Isto" começou-me a acontecer ha 2 meses. Nunca tinha tido uma borbulha :(

      Eliminar
  2. Luck you! Eu não vou lá nem com limpezas de pele nem com comprimidos. Melhora, mas não fazem desaparecer! Chatice...Isso não será "stress" Ana?! Uma vez que nunca tiveste antes..podes ter mudado alguma coisa na tua rotina e a tua pele pode estar a reagir.

    ResponderEliminar
  3. Eu fui ao sítio apenas com antibiótico,extremamente forte mas eficaz! Isotitreina :)

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte, as vezes é mesmo necessário tomar um antibiotico. Também pode ser uma questão hormonal, nada como fazer umas analises e visitar um especialista :)
    XoXo

    ResponderEliminar
  5. O nome do medicamento é isotretinoína e não "isotitreina". É um retinóide oral, não um antibiótico (certos tipos de antibiótico nem devem ser tomados durante o tratamento com isotretinoína).
    Não invente muito nos tratamentos para as borbulhas; pode ficar com marcas permanentes, e essas sim são problemáticas.
    Existem efectivamente tratamentos que passam pela utilização de luz pulsada em peles acneicas, mas devem ser feitos por especialistas e não se adequam a todos os casos.
    Consulte um bom dermatologista e um ginecologista. Um caso de acne tardio como o seu está muito provavelmente ligado a um desequilíbrio hormonal e alguns tipos de pílula podem ajudar bastante na cura do acne, embora muito dificilmente resolvam a questão por si só.
    Não descarte a toma da isotretinoína logo à partida. Pode ser mesmo a única solução e em doses baixas, certamente não lhe causará grandes problemas, a não ser o aparecimento temporário de mais borbulhas, nos primeiros dois ou três meses de tratamento, foto-sensibilidade e ressecamento da pele e mucosas (olhos, lábios, nariz). Os efeitos secundários variam muito de acordo com a dosagem prescrita, que embora se considere poder variar entre 0,5 e 1 grama por Kg, por dia, muitas vezes os dermatologistas optam por uma dose bastante mais baixa, adoptando uma terapêutica menos agressiva, especialmente se o acne não for severo.
    Aproveito para lhe dizer que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o exposição solar não melhora o acne, pode até piorar, devido à estimulação das glândulas sebáceas. Enquanto não estiver melhor deve mesmo evitar apanhar muito Sol.
    Deixe-se de experiências caseiras e vá ao dermatologista; não deixe o problema avançar.
    Boa sorte Ana, vai ter de ter muita paciência. Infelizmente não é coisa que se cure de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta brilhante! :) Sublinho a referência à "muita paciência", porque eu demorei quase 2 anos até voltar à pele normal. Acne tardio aos 26 anos é dose!!! Mas como fiz muita asneirada, fiquei com algumas cicatrizes no rosto. A "isotitreína" em mim foi altamente eficaz, agressiva,mas eficaz. O dermatologista foi extremamente competente e foi acompanhando a evolução ao longo do tempo.

      Eliminar
  6. O pior é quando não passa nem com antibióticos! Fiz um tratamento do dermatologista antibiótico+cremes, passou e passado um ano e qualquer coisa voltou.. voltei a ir ao dermatologista há pouco tempo e fiz uma coisa do género outra vez e não passou :(

    ResponderEliminar