quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sofrer com Cabelos Oleosos


Sobre os cabelos oleosos : 

Associamos frequentemente-  e erradamente cabelos oleosos - a sujidade e descuido. 

Mas um cabelo oleoso pode ser resultado de inúmeros factores. Há quem tenha problemas hormonais, genéticos e estruturais.
Podemos culpar o stress, sim! O stress também provoca oleosidade ( é frequente o aparecimento de borbulhas na pele, por exemplo ). E tentamos por tudo ter um cabelo saudável e nem sempre conseguimos. 

Mas há atitudes que podemos tomar. Porque é que é mais frequente ter o cabelo oleoso nesta altura do ano? No inverno o uso de gorros e acessórios para o cabelo, a par da excessiva e incorrecta utilização de secadores impede a respiração do couro cabeludo, o que faz com o que nosso cabelo perca estrutura, volume e enfraqueça. Os longos banhos de àgua quente, que tão bem sabem quando está fresquinho, também não são de todo a melhor opção ( estimulam a produção das glândulas sebáceas ).

Por outro lado, e ao sentir que o cabelo está oleoso, a lavagem é mais frequente do que seria desejado, e na maioria das vezes com champôs não aconselhados, ou não próprios para o tratamento da oleosidade. A par disto condicionadores e máscaras hidratantes são postas de parte, o que não é, novamente, uma boa opção na medida em que o cabelo deixa de estar nutrido com complexos que são essenciais.

É por isto que devemos investir em gamas adequadas para o tipo de cabelo, e tentar regrar o nosso comportamento de forma a obter os melhores resultados para um cabelo saudável e bonito! 


(adenda: este Post não passou ao lado de espectadores atentos ;) por isso em breve há novidades capilares!! )




18 comentários:

  1. Quem diz que cabelos oleosos é sinónimo de sujidade e descuido, então não percebe mesmo nada de cabelos!
    Boa semana:)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou dessas, sofro imenso com o cabelo oleoso! Tento sempre não pôr a agua do banho muito quente e a ultima lavagem é quase fria! Também uso shampoos para cabelos oleosos, contudo ainda não encontrei O shampoo, apesar de ter experimentado imensos. Gosto muito do shampoo da kerastase para cabelos oleosos mas é um pouco para o carote. Sugestões de shampoos para cabelos oleosos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa gama mais económica e muito boa tens a Le Petit Marsellais *

      Eliminar
    2. Essa marca compra-se onde? Nos hiper-mercados?
      Eu uso uma marca de shampoo que se compra no hiper-mercado que agoar não me lembro o nome mas é de origem australiana, ate tem um canguru no frasco. Vou ver o nome para depois dizer qual é!

      Eliminar
    3. Meninas ja experimentaram este produto ???????
      ( http://www.google.pt/imgres?q=pre-shampoo+schwarzkopf&um=1&hl=pt-PT&sa=N&rlz=1R2ADFA_pt-PTPT412&biw=1366&bih=588&tbm=isch&tbnid=F2bx5NOoh-SzzM:&imgrefurl=http://www.myhaircare.com.au/Hairtherapy_Pre_Shampoo_Peeling_Treatment_1754.html&docid=Ye1E8g4nQ-Bp2M&imgurl=http://www.myhaircare.com.au/product/1754.jpg&w=275&h=271&ei=eVFFT5uANujE0QWJncWJBA&zoom=1&iact=hc&vpx=775&vpy=133&dur=122&hovh=216&hovw=220&tx=119&ty=109&sig=114322521297100372761&page=1&tbnh=127&tbnw=127&start=0&ndsp=25&ved=0CFUQrQMwBQ)

      Vejam...ele é simplesmente divinal para quem tem problemas de seborreia ou caspa. Se quiserem saber um pouco mais procurem aqui no meu bloguezinho http://beijinhosdchocolate.blogspot.com/2012/01/momento-beleza-3.html e se quiserem saber ainda mais é so perguntarem... Conheço mt bem o produto...nao é mttttt caro, é super eficaz, e de muito fácil acesso.

      xOxO <3
      Cátia Carvalho

      Eliminar
  3. Por estes lados sofre-se do mesmo problema, especialmente nos últimos meses :( Passei a lavar o cabelo com água friaaaaa, o que é bastante traumático nesta altura do ano, mas a única forma do cabelo se aguentar 2 dias :(

    ResponderEliminar
  4. este post é a minha "cara" .. Inflismente é a historia da minha vida :(
    como nao gosto de andar com ele oleoso tenho de o lavar todos os dias, e ha dias em que nao aguenta 24horas :( é mesmo mau sofrer disto :(

    ResponderEliminar
  5. eu lavo o cabelo todos os dias exactamente devido ao facto de a raiz ficar oleosa em apenas 24horas e tenho o cabelo comprido, não me sinto bem com este aspecto. fico à espera das tuas recomendações mas não te esqueças de aconselhar produtos que sejam acessíveis a todos os bolsos! Podes falar do mais caro ao mais económico:) sem esquecer a boa qualidade.

    ResponderEliminar
  6. Faço das minhas palavras a da Filipa Antunes.. Tristeza de cabelo, e nunca é sujidade, visto que acabo por o lavar e tomar banho todos os dias..

    Já experimentei tudo o que é champo pelos hipermercados, mas nada.. No dia seguinte de manhã, já está um nojo.. Mesmo quando não é ao fim do dia..

    TRETA!

    ResponderEliminar
  7. Eu também tenho esse problema. Enfim, uma chatice!
    A minha mãe é cabeleireira e por isso já experimentei muitos shampoos mesmo, alguns caríssimos, e para quê? nada funciona a 100%. Mas posso dar-vos algumas dicas que me ajudaram a melhorar um pouco.
    - Usar um shampoo de limao ajuda bastante (pelo menos eu noto que já me 'segura' o cabelo durante mais alguns tempo), uma vez que o limão é ácido.
    - É fundamental pôr amaciador APENAS nas pontas!
    - Mesmo que se queira mesmo muito lavar o cabelo todos os dias, uma vez que não nos agrada ao olhar ao espelho, tentem não fazê-lo porque faz muito mal á raíz. Tentem lavar dia sim dia não. E quanto menos mexerem no cabelo melhor, quanto mais andamos lá com as mãos pior é.
    - E por fim, há sempre a hipótese de mudarem um pouco o visual com umas madeixas ou até mesmo pintar o cabelo por completo. Isto porque estes produtos tendem a 'secar' o cabelo e diminui bastante a oleosidade. Mas há um senão, é que estes produtos estragam muito o cabelo, por isso têm que ter cada vez mais cuidado com o vosso cabelo, cortar as pontas regularmente e pôr lhes amaciador.

    Não sou especialista no assunto, mas estas pequenas dicas ajudam-me bastante diariamente e desde que comecei a usá-las que melhorei significativamente.

    Bom trabalho no blog, é um prazer lê-lo diariamente (:

    Beijo, Andreia.

    ResponderEliminar
  8. meu marido tem cabelo muito oleoso, e usa o linic e é muito bom, só não tem melhores resultados pq ele se recusa a lavar o cabelo todo dia (diz ele que faz o cabelo ficar fraco) manias
    :)

    ResponderEliminar
  9. Como o meu cabelo se releu neste post!!!!

    eu ate agora tou a ter bons resultados com o Aqua Light da Pantene... mas já abdiquei do condicionado, so aquele spray da mesma linha para ajudar no pentear! :)


    Beijinhos, JÔ

    ResponderEliminar
  10. O shampoo de origem australiana é o Aussie e custa cerca de 8/9 euros. Para hiper-mercado não é dos mais baratos mas ate agora é aquele que aguenta este meu cabelo oleoso por 2 dias! O link do shamppo que uso é é http://www.aussiehair.com/pt/products/miracle-moist-shampoo.php. Também descobri este shampoo através de um blog e a rapariga falava maravilhas desta marca. o condicionador é que ainda não experimentei, mas penso em faze-lo|

    ResponderEliminar
  11. sinto-me com sorte, não sofro do problema! ;)
    S.
    A COZY BOX

    ResponderEliminar
  12. O meu conselho vai para o champô de polipódio da Aubrey Organics. É um bocado caro (+/- 20€) mas vale a pena.

    https://www.rita-c.com/produto/champ-de-polipodio-para-tratamento-calaguala-fern-cabelos-oleosos-finos

    http://www.aubrey-organics.com/ProductInfo/134.aspx


    Deixa o cabelo super suave e é totalmente natural: livre de todos os químicos desnecessários que inundam os frascos de champô (sulfatos, parabenos, silicones, quaternium, etc.) e que são os principais causadores de oleosidade, caspa, comichão e afins.

    Encontra-se à venda na net, através da rita-c, e nos supermercados miosótis e brio.

    Para casos mais desesperados, sugiro que investiguem o movimento "no poo" ("sem espuma") ou "low poo" (pouca espuma").

    ResponderEliminar
  13. Antes fossem os cabelos oleosos sinónimo de sujidade e /ou descuido :/
    Tenho sérios problemas com o meu, tenho de o lavar quase todos os dias.. E muitas vezes, quase nem um dia aguenta :/

    Beijinhos*

    ResponderEliminar