sexta-feira, 8 de março de 2013

Moda Lisboa - Trust - Dia 8

Começa hoje mais uma edição da "nossa" semana da Moda. E este ano podemos contar com uma série de eventos abertos ao público, o que eu considero óptimo.
Vou deixando aqui todas as informações de agenda para o dia, e aqui podem já perceber as actividades de entrada livre.



Ora então o  Menu da Moda Lisboa - Dia 1 é o seguinte :


WONDER ROOM – Cabinet of Wonder no Torreão
Venda direta ao público.
Inauguração: 6.ª feira, às 16h00

O conceito Pop Up Concept Store convida os lisboetas a visitar a loja de artes, ofícios e curiosidades do Torreão Poente do Terreiro do Paço e a conhecer criadores e artesãos que fazem já a diferença. A Lisboa Fashion Week convidou um grupo heteróclito de criadores e de artistas industriais emergentes a exibir os trabalhos com que têm vindo a seduzir um número crescente de fãs e de clientes. Marcas como a Cardume, com uma linha de roupa inspirada em figurinos de pesca, ou aRualidade, que divulga e honra um estilo de vida baseado na realidade das nossas ruas, ou marcas como a Rasto criadores de equipamentos urbanos para ciclistas ou como a Roda Gira que desenha e fabrica de bicicletas que são objetos do melhor design, vão conviver no mesmo espaço de venda com os produtos gourmet da ELLG, com os irresistíveis tricotados da Urso Tigre, com as provocadoras caixas de luz da Light Box Leal, com os sapatos “para conservar” da Senhor Prudêncio, do designer João Pedro Filipe, com a Common Cut e a sua paixão criadora por sapatos para um target masculino e ainda com as peças de roupa com assinatura da Dez/Dez, com produção de autor do atelier de Catarina Ferreira e com as malas e os sacos da linha Ideal & Co, uma marca portuguesa especialista em pele de curtimenta 100% vegetal, que aposta num minimalismo funcional e sonhador.

Horário:
Sexta-Feira, 8 de Março, 16h00 - 22h00
Sábado, 9 de Março, 12h00 - 22h00
Domingo, 10 de Março, 12h00 - 20h30

Entrada livre.

 
2

FASHION TODAY/ FAST TALKS ABOUT FASHION– CONFERÊNCIAS SOBRE MODA
No auditório do MUDE, Museu do Design e da Moda Rua Augusta.
6.ª Feira, às 17h00, entrada livre.

O projeto Fashion Today/ Fast Talks About Fashion pretende congregar num único espaço, o MUDE, e numa única sessão um programa de curtas conferências sobre o modo de expressão da moda na sociedade contemporânea e como influencia e é influenciada pelos mundos das artes, dos negócios, da invenção, do consumismo e dos movimentos da nossa época. Conversas rápidas sobre Moda pelos maiores especialistas nacionais é uma nova proposta da ModaLisboa para levar a discussão interdisciplinar sobre esta indústria até a um público que não deixará de se sentir desafiado e inspirado pelos múltiplos conceitos, definições e projeções históricas e culturais em confronto. Convidámos um conjunto altamente qualificado de especialistas com créditos firmados nas suas respetivas áreas de intervenção e especialistas docentes ligados a instituições universitárias de ensino da Moda e do Design para virem falar connosco sobre a história da moda e as histórias da moda.
Programa de conferências, preletores e temas:
 
Maria Gambina (ESAD) – INSPIRATION INFORMATION
Miguel Rios (Miguel Rios Design) – STORM SYSTEM
Lourenço Lucena (L’Parfumeur) – A CONFIANÇA NA MAGIA DOS PERFUMES
Sara Lamúrias (aforestdesign) – NOVOS PRODUTOS
Fernando Oliveira (IADE) – BRAND VISUAL LANGUAGE EM 5 MINUTOS
Madalena Pereira (UBI) - INVESTIGAÇÃO/PRÁTICA
Luís Parada (Modatex) – MODA DE AUTOR NA INDÚSTRIA
Joana Jorge (ESART) – DESIGN DE ACESSÓRIOS
Ana Couto (FAULT) – ROLLING AROUND MY BRAINS

Entrada livre, no limite da capacidade da sala.
3

CINEMA no auditório do MUDE, Museu do Design e da Moda, Rua Augusta.
Sessão às 19h00 – “The Eye Has to Travel” (2011).
Um filme de Lisa Immordino Vreeland, Bent-Jorgen Permutt e Frederic Tcheng
77 minutos.
Entrada livre, no limite dos lugares disponíveis

“The Eye Has to Travel” é um documentário sobre a vida de Diana Vreeland (1903-1989) a mítica editora da Harper’s Bazaar (de 1937 a 1962) e da Vogue (de 1962 a 1971). Diana Vreeland, a mulher que detestava o narcisismo mas aprovava a vaidade e que defendia que “não se tem de nascer bonita para se ser incrivelmente atraente,” viveu num sumptuoso apartamento em Park Avenue e transformou-se num ícone de Nova Iorque graças ao arrojo iconoclasta das suas opiniões e à sua visão predestinada do papel das mulheres na sociedade. Dizia de Coco Chanel, por exemplo, que “as suas primeiras clientes foram princesas e duquesas e ela vestia-as como se fossem secretária e dactilógrafas”. Diana Vreeland foi a primeira pessoa da indústria a compreender que o lugar da moda era em todo lado. Foi assim que iniciou a sua colaboração com o Metropolitan Museum, que passou a ser a sede dos desfiles anuais dos maiores criadores norte-americanos e europeus, Vreeland foi a primeira e a incomparável autoridade mundial da indústria da moda. Sobre o que vestir e sobre dietas deixou-nos pérolas como estas: “as blue jeans são a coisa mais maravilhosa desde a invenção da gôndola” e “a alface pode ser divina mas não tenho a certeza de que seja para comer”.
The Eye Has to Travel é um documentário de 77 minutos sobre Diana Vreeland.

 
Haverá três projeções do filme:

6.ª feira, 8 de Março, 19h00
Sábado, 9 de Março, 18h00
Domingo, 10 de Março, 18h00
4

ART COMES FIRST – Projeto “THE COAL”
Inauguração na 6.ª feira, 21H30, na Loja da Atalaia, no Cais da Pedra
Apresentação restrista a convidados.

 
Oferecemos ao público da Capital uma experiência única. No espaço da Loja da Atalaia, durante os três dias do evento, apresentamos o projeto de dimensão global ART COMES FIRST, um coletivo de designers que acreditam que a arte está sempre em primeiro lugar. Sam Lambert, Shaka Maidoh, Kalaf Angelo, Matteo Gioli, Aroun Ducroux, Sebastian Dollinger e T. Michael são os designers e criativos que sob a sigla ACF, vão estar presentes na Loja da Atalaia nos dias 8, 9 e 10 de março em Lisboa, para apresentar The Coal - Moda, Arte e a liberdade de carregar apenas o essencial. Combinando elementos do fabrico da criação artesanal com elementos clássicos para criar produtos únicos, The Coal é a projecção das suas respectivas criatividades através do uso de técnicas utilitárias e reflete o derradeiro balanço do pensamento criativo e das técnicas tradicionais de manufatura. Propomos a interacção entre o público da Moda Lisboa e o projecto ACF. Venha até à Loja da Atalaia. Descobrir o que este grupo de criadores tem a dizer sobre estilo, o design masculino e deixar-se surpreender pela instalação singular operada nesta edição em Lisboa, depois de Pitti Uomo (Florença) Paris e Londres. O projecto ACF vem à ModaLisboa. Estamos na vanguarda.
Horários da apresentação do projeto ACF /The COAL ao público:
Sábado, 9 de Março, 14h00-20h00
Domingo, 10 de Março, 14h00-17h30
Entrada livre
5

6.ª feira, 8 de Março.
Primeiro dia de DESFILES DOS CRIADORES da 40.ª edição da ModaLisboa.
Na galeria dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.
18h00 – Valentim Quaresma
19h30 – Monika Ptaszek
21h00 – Ricardo Dourado

Monika Ptaszek é uma designer polaca que apresentará o seu trabalho na 40.ª edição da ModaLisboa no âmbito do protocolo com a FASHIONPHILOSOPHY/FASHION WEEK POLAND

1 comentário: