sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sobre a Vogue Fashion Night Out...


Isto é uma pequena imagem que ilustra o Chiado na noite passada.

Tendo eu feito, de alguma maneira, parte deste evento sinto necessidade de escrever algumas linhas sobre isto. 

Tenho lido - desde ontem - vários comentários depreciativos sobre o evento, e os que me chamam mais a atenção são os de tom irónico e cáustico com comentários do tipo " E estamos em crise... viva a austeridade!". 
Bom... Estamos em crise sim, viva a austeridade não. 

Queixamo-nos constantemente sobre a falta de oferta cultural e de eventos quando nos comparamos com outras capitais e países do mundo. 
Mas quando acontece alguma coisa em Lisboa há sempre qualquer de (demasiado) depreciativo a apontar. 

Este evento, de carácter TOTALMENTE gratuito, ofereceu a possibilidade a milhares de pessoas de viverem a cidade de uma forma diferente. 

Se é bem organizado, se se sustenta no principio básico do capitalismo, se oferece uns comes e bebes e nos pisca o olho com descontos que dão vontade de comprar... erm... sim é verdade que faz isso tudo. Mas ninguém é obrigada a consumir. 

Há música, há performances, as lojas reinventam-se, há um esforço comum - notório e  notável - mas ainda assim... vamos lá implicar um bocadinho pode ser?

Ontem não pude aproveitar a noite. Como tinha compromissos e horários a cumprir optei por não mergulhar na multidão com "medo" de ficar retida. Estive no Chiado sim, mas na Swarovski como programado. 
Ir ou não ir será sempre uma opção. 

Se pessoalmente há muitas coisas que me desagradam, ou de que gosto menos, em noites como a de ontem. Sim há. Mas isso são outros quinhentos.

Que por favor não parem de acontecer noites como esta. 
E que não sejamos uns frustrados. 

Que há crise? Há... já sabemos todos.

Se por isso devemos ficar em casa fechados há espera que isto passe? Não concordo. 

Se podemos fazer alguma coisa socialmente para isto mudar? Sim... podemos e quem quiser e sentir que o deve fazer que o faça.

Mas lamento informar que uma coisa não tem nada a ver com a outra. 



25 comentários:

  1. clap clap clap!!! Não diria mais nem melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo ! É verdade, estamos em crise... e agora ficamos todos a chorar a um canto ? Nem por isso ! Adorei tudo na noite de ontem (tirando a falta de ar em alguns lados massss ...) e eventos assim são óptimos para o nosso país e para animar o pessoal :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. É um evento completamente gratuito, ninguém é obrigado a comprar seja o que for, as pessoas têm é que sair e aproveitar este tipo de eventos (que infelizmente são poucos).

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo inteiramente as tuas palavras!
    Este ano foi-me impossível ir, mas o ano passado fui e não comprei nada, apenas vivenciei uma capital completamente diferente. Cheia de vida pelas ruas, animação e bom astral.
    Todos nós sabemos que a crise existe e que está bem marcada no dia à dia de todos os portugueses. Pois todos nós, ou quase todos, sentimos na pele o que é isso. Mas, não quer dizer que numa altura como esta tenhamos de ficar em casa à espera que passe a tempestade e que venha a bonança.
    Sim a crise existe, as dificuldades existem, mas aproveitam aquilo que de melhor existe... Ainda para mais num evento deste tipo com comes e bebes, música e muita diversão e sem nenhum custo inerente.
    Deixemos de ser os coitadinhos e tomem como exemplo o Brasil, um país sempre com um óptimo astral independentemente de tudo o resto.

    ResponderEliminar
  5. Ana,

    Adorei! Não percebo porque há pessoas que têm sempre que olhar para tudo com olhos negativos e criticos. Haja paciência... Mas essas também tem limites e começa já a sentir a crise...

    http://thebeautyoflifeis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olha, no meio disto tudo tenho pena é de não te ter visto na Svarosvski sobretudo porque foi a *única* loja onde entrei! ;)

    ResponderEliminar
  7. Estavas muito bonita ontem ! e a barbie também :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sou seguidora deste blog, apesar de nunca o ter comentado. Contudo não posso deixar de fazê-lo neste post.

    Não podia concordar mais!

    Só consome quem quer, e não é nada mais do que uma forma de passarmos uma noite diferente, alegre e uma razão para sairmos arranjadas/os, que este país bem precisa.

    Muito bem dito!

    Joana.

    ResponderEliminar
  9. Concordo completamente! Se as pessoas pensarem bem, estes eventos chamam as pessoas a rua, chamam dinheiro ao estado, e e uma distraccao dos problemas do dia a dia! So compra quem quer ou pode, mas la pode estar qualquer um! Uma pena e ser so em Lisboa, deviam fazer tambem ca para o norte, so ganhavam com isso!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Nem mais! Já todos nós sabemos que estamos em crise, mas não é solução ficarmos em casa a relembrar mais do mesmo. Este eventos são sempre para continuar, e com esperança da adesão de outras cidades.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Só porque estamos em crise não temos que passar a vida a deprimir..faz-nos bem descontrair e eventos como esse são óptimos para tal.
    Tive mesmo muita pena por ter não ter ido mas sou do Porto e não deu mesmo :/ fica para o próximo ano :) *

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente o facto de vivenciarmos uma crise a mim impede-me de participar neste tipo de eventos. A crise a mim atingiu-me com desemprego de longa duração, e para além de não ter dinheiro para comprar nada nas lojas - já sei que a tal não sou obrigada - não tenho dinheiro para pagar a uma babysitter para ficar com o meu filho enquanto eu vou até á Baixa passear, e muito menos tenho dinheiro para pagar o bilhete do comboio de minha casa a Lisboa... para meu grande desgosto, que se calhar até me fazia era bem ir passear á Baixa e descontrair um bocado. Mas é assim, estes eventos apesar de abertos a todos, com a crise não são para todos.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Se existe algo de negativo, na minha opinião é o comportamento das pessoas. Tudo muito bem vestido, passando uma imagem de elegância e beleza, mas as atitudes não correspondem à imagem que tentam transparecer. A começar pelas pessoas que tentavam circular com o carro, assim como as que faziam dos carros estacionados balcão de bar para deixar os copos. Para não falar do lixo pelo chão.
    Tirando isso gostei :)

    ResponderEliminar
  14. Concordo com o facto de serem coisas distintas, as pessoas nao devem ficar literalmente à espera que a crise passe. :)
    Mas daí a compararem-nos com o povo brasileiro, querido/a anónimo/a, acho que foi muito má escolha...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Sr(a) Freeze in a moment não se importa de explicar o porquê de, passo a citar, "daí a compararwm-nos com o povo brasileiro foi muito má escolha"?
      Quem vos dera ter um pouco da alegria daquele povo que tem enfrentado diversas crises económicas na sua história recente sem nunca baixar os braços e,sobretudo, com muita solidariedade e entreajuda.
      Quem vos dera ser um povo menos triste e FORMATADO, e que até num post como esse, que é suposto ser positivo, consegue trazer ao de cima um defeito tão feio como a xenofobia.

      Eliminar
  15. Admirava-me se nao houvesse ninguem a cuspir essas pérolas,gentinha que acha que por causa da crise nao se deve comprar nada, e é assim que a nossa economia vai pa frente... Acho bem que quem possa comprar, que o faça!!!
    Deviamos agradecer por existir gente com poder de compra, em vez de vir mandar postas de pescada para os blogs sempre que se mostra, uns tenis ou uns trapos novos ou gente nas ruas a passear!

    ResponderEliminar
  16. O povo diverte-se nas ruas a beber uns copos e a ouvir umas músicas manhosas.
    As vendas nas lojas foram suficientes para compensar o esforço de todos os funcionários que tiveram de deixar a sua família, maridos, mulheres e filhos sem horas pagas?
    Continua-se a olhar para o nosso umbigo, para os nossos prazeres.
    E o pequeno há-de continuar a ser pequeno porque nem pode falar.
    Não queres alinhar? (pergunta o patrão)
    Se não queres a fila anda!!
    É este o país que temos.
    OPORTUNISTAS!
    Para comprar-mos o que quer que seja, não precisamos de ir fazer compras fora de horas.
    A mim não me apanham lá.

    ResponderEliminar
  17. Estamos habituados a falar mal de tudo. Se organizam eventos e porque organizam, se nao organizam e porque estamos em Portugal e aqui nunca ha nada. Estamos habituados a reclamar com tudo e depois aparecer com falsos moralismos. Irrita-me profundamente.
    Em relação à noite de ontem, foi a primeira vez que fui e simplesmente adorei. Não se tratou de uma noite de compras, tratou-se de uma saida com amigas a um evento que tinha espectaculos ao vivo muito interessantes, musica e bom ambiente. Sim, sao precisos mais eventos destes, trazer as pessoas para a rua. E sim há crise, mas nao é por isso que nos vamos fechar numa redoma e nao sair de casa.
    Parabens a Vogue e a todos os que foram responsaveis pela organizaçao desta noite maravilhosa. =)

    ResponderEliminar
  18. concordo! o que me incomodou mais nos comentários recentes foi mesmo a palhaçada de dizerem que bonito era encherem-se as ruas de pessoas na manifestação de amanhã. até parece que uma pessoa por sair na vfno perde automaticamente a consciência social...

    ResponderEliminar
  19. Lamento é que o comércio não tenha beneficiado assim tanto, já que toda a gente passeou e pouca gente comprou, segundo as notícias. Mas yap, é uma iniciativa de louvar.

    ResponderEliminar
  20. A minha foto anda a rodar o mundo!!! lololol :) Bom, pelo menos está a sustentar palavras com as quais estou totalmente de acordo! Beijinho gordinha*

    ResponderEliminar