segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conversas Norte e Sul



As conversas com os meus amigos do norte do país são cada vez mais profícuas.
E não há ponta de ironia nisto. Tirando os finos e os cimbalinos que já entendia perfeitamente.

Aprendi que :
Brunir é o mesmo que passar a ferro.
Se se engasgam quando estão a beber água - entalaram-se.... e se lhes tentamos explicar que entalar é, por exemplo, ficar com o dedo preso entre duas mesas ( e exemplificamos ) exclamam " Ai que te trilhaste!!!!"

Claro que... perante estas afirmações, quando ouvimos um amigo dizer " Por acaso da próxima vez que for a Lisboa tenho de andar de Eléctrico que nunca andei " tem obrigatoriamente de levar com a resposta " Andaste sim... o Metro do Porto é o que em Lisboa chamamos Eléctrico..."

18 comentários:

  1. lol lol É mesmo assim, ainda me rio quando um amigo de Setúbal vem cá ao Minho e me pergunta o que é um "testo" de uma panela?? É a mesma coisa que tampa...Ainda bem que assim é!!
    Beijinho
    na-província.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. E sabes que quando nao passam a roupa a ferro..a roupa fica encurrilhada?! (amarrotada).. E que, juntar cebola, azeite, e por ao lume, que é como quem diz, fazer um refogado.. é fazer um estrugido?! (palavra mais feia, credo!)

    ;)

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina... no outro dia uma amiga estava a ensinar-me a fazer uma receita e disse " pronto primeiro fazes o estrugido normal... " e eu logo " parou parou parou...não sei o que é isso... " .
      Ela explicou SUPER IMPACIENTE e eu disse "ok... primeiro faço o REFOGADO normal..."

      ;)

      Eliminar
  3. Tem mesmo graça essas diferenças...vou brunir! eheh

    ResponderEliminar
  4. por acaso não é bem assim ...

    eu sou do Porto, nasci aqui e sempre aqui vivi e não uso (nem nunca usei!) algumas dessas palavras... nem eu, nem ninguém que eu conheço!!!

    por exemplo:
    não digo estrugido, digo refogado
    não digo entalar (só os parolos é que dizem entalar), mas sim engasgar ou trilhar conforme as situações a que te referiste no teu post
    não digo brunir (nem conheço ninguém que diga! só talvez quem more no interior, será?), mas sim passar a ferro
    não digo cimbalino (nem sei o que isso é!!!), mas sim café
    etc, etc, etc.

    E já agora, nós temos eléctricos e temos metro (que em alguns sítios anda à superfície e noutros anda por baixo da terra, como em todo o lado). São coisas diferentes!!! E em Lisboa, também me parece que é igual!!! Pelo menos na página da carris também chamam eléctrico àquele meio de transporte amarelo e preto que é exactamente igual ao nosso!!

    ResponderEliminar
  5. tb familia no norte e tb acho hilariante certas expressoes que utilizam quase que os faz nao ser portugueses hehe

    ResponderEliminar
  6. No Porto também temos eléctricos! E são diferentes do metro :) Mas sim, essas conversas são óptimas! Tenho uma amiga que quase me bate quando chamo carteira ao que ela chama de mala... E eu também quase lhe bato quando ela chama ténis às sapatilhas!

    ResponderEliminar
  7. Não entendi a parte do "Quase que os faz não ser portugueses". Sim, porque Portugal resume-se a Lisboa certo Rita Soares??

    Já agora algumas definições que estão no Dicionário de Língua PORTUGUESA.
    Brunir: engomar ou passar a ferro
    Entalar ( Pôr em dificuldades, em apertos / Embaraçar)portanto não me parece que seja disparate nenhum... nem para os "parolos", são apenas expressões utilizadas em locais diferentes (Não, eu não digo entalar).
    Trilhar (Magoar, contundir, pisar...)

    Eh pah... afinal eles falam português???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deia, eu não disse que estava errado... pelo contrário!!
      Disse que adorava aprender as expressões. e acho aliás que no norte se fala muito melhor português do que no sul. gosto é - genuinamente - de aprender! *'s

      Eliminar
    2. Eu percebi que a tua opinião no post foi nesse sentido... mas a verdade é que alguns comentários aqui feito já não foram nesse sentido,daí o meu comentário :)

      Eliminar
  8. Ps: Esqueci-me do estrugido lol no dicionário... "O mesmo que refogado".

    Portanto acho que está na altura de começar a aceitar as diferenças, Portugal é LINDO mas não se resume a Lisboa.. nem a Lisboa nem ao Porto :P

    Também poderia dizer aos Lisboetas que uma bica é de onde cai a água, mas como me informo sei que também pode ser "Café feito em máquina de pressão e servido geralmente em chávena pequena.= EXPRESS"

    De facto a língua portuguesa é muito complexa.. :)

    ResponderEliminar
  9. Para mim dizer "quero uma imperial" em vez de um "quero um fino" soa muito menos selecto.
    Deia gostei da tua intervenção! Um erro que nós no centro e sul teimamos em fazer é por exemplo dizermos "vocês gostam" quando o correcto é como usualmente dizem as pessoas do Norte "vós gostais".

    Já agora se quiserem saber mais algumas palavras giras, enquanto no centro dizemos "guarda-chuva" lá para cima diz-se "chusso". Um pão pequeno em Lisboa é "cacete", na minha terra (Leiria) é "papo-seco" e em Trás-os-Montes é "biju", um "marcador" no Minho é uma "borrona", uma "afiadeira" ou "afia" lá para cima é "aguça"... entre outras. Eu pessoalmente também adoro começar a brincar com o Português com os meus amigos do Norte (que são mais que os que tenho no centro).

    Para terminar devo dizer que sempre ouvi dizer que as meninas do Norte são as mais lindas. Mas vá, na minha opinião de Norte a Sul há mulheres lindas por todo o território :D

    ResponderEliminar
  10. eliana aqui no norte tb ha cacete ou rosca ou trocido n sei como lhe chamam por ai. experimentem ir a bragança eu sou do norte (felizmente e n trocaria por nada) e mesmo assim tive dificuldades com palavras q la usam. eles referem-se ao sitio onde vivem como a cidade e depois vao trabalhar p aldeia q é como quem diz campos) eles vao "alem" qd querem ir de um sitio p outro. e vao á cidade qd vao ao centro da cidade. chamam-te garota ou piquena.e dizem vamos a comer, a dormir, a lanchar...quanto a brunir sempre pensei que fosse burnir .Voces sabem o que e um merceiro ou azeiteiro?os srs de venda ambulante :)e nos dizemos "anda p a minha beira" e nao "vem para ao pe de mim"e muito mais....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu enganei-me queria dizer carcaça :). Estudei 4 anos e meio em Bragança, e de momento até estou em Praga a partilhar quarto com uma Brigantina e uma Minhota hehe. Eu própria digo "além" desde que sei falar, mete-me uma impressão danada dizer que lá longe é "ali" (mas vá confesso que isso parte da minha educação dada pelos meus pais flavienses)! Digo "vem para ao pé de mim" mas desde que estudei em Bragança muitas vezes sai-me o "ainda para a minha beira". Quanto ao "vamos a comer... vamos a dormir" isso já me custa ouvir, tanto que a minha amiga Brigantina (oriunda da vila de Alfândega da Fé) quando vem de férias e vem com essas expressões eu brinco com ela. Já que falamos em Bragança também têm muito o vício de começar as frases de exclamação com "Bó". Sei de uma história engraçada, em que estavam a comentar com uma tia de uma amiga de Mogadouro isso "ai lá por Bragança as pessoas usam muito a expressão "Bó!" ao qual a senhora responde "Bó...nunca tal ouvi!" ahaha. E já agora também o pessoal de Vila Real usa muito o "Biii" em tom de admiração, de tal maneira que eu agora até chamo ao meu namorado Pinhoense por "Bi" lol.
      Eu adoro o Norte, daí não ter resistido entrar nesta conversa :)

      Eliminar
  11. Olha, cá no Porto ninguém diz «vós gostais»!!! Dizemos «vocês gostam». O «vós» também não é usado por aqui ... e sim «vocês» ...
    E já agora, sabiam que o «vamos a comer» ou «vamos a dormir» só se usa nas terras do interior que ficam mais junto à fronteira com Espanha e que sofreram a influência do espanhol durante muito tempo? :)

    ResponderEliminar
  12. Não se diz 'brunir' no Porto (era a gozar, seu dona Barbie BF). 'Brunir' é o termo técnico (quase ancestral, diga-se de passagem) para "passar a ferro". E agora estou a ser enxovalhada de cima a baixo, dizem que sou parola... Arruinaste toda a minha carreira que começou nas melhores escolas do Porto (diz-se escola ou colégio?), com amigos das melhores famílias, brasões, bailes de debutantes,... Ainda por cima falas em refogado?! Como se eu andasse para aí a fazer estrugidos, a cozinhar, não?! Eu?? Isso é para os parolos! Oh pá, não se faz!

    ResponderEliminar
  13. " Andaste sim... o Metro do Porto é o que em Lisboa chamamos Eléctrico..."


    Que puta de ignorância é esta?

    ResponderEliminar