terça-feira, 26 de junho de 2012

Relógio Biológico

O Relógio Biológico.

Gostava de já ter sido mãe. Não que tenha neste momento essa vontade ( já lá chegaremos ).
Com 18 anos gostava de ter tido uma filho. E não... não foi porque achei que tivesse encontrado o homem da minha vida, ou sequer o pai dos meus filhos. Também não tinha o golpe do baú para dar... Era pura e simplesmente um reflexo de vivência familiar. A minha mãe - que teve o meu irmão pouco depois de entrar nos 19 - tinha uma relação bestial com ele. A diferença de idades, as gerações sem grandes disparidades.
Aquela ideia agradava-me ao ponto de a querer para mim. Queria copiar o modelo de relação pais/filhos que tínhamos lá em casa.

Mas não fiz por isso. Não aconteceu. O meu pai deve neste momento estar a respirar de alivio, porque eventualmente nunca soube deste meu desejo, e se hoje em dia sofre do "pânico do vôvô" ... há uns anos atrás seria não só complicado como... escandaloso.

Hoje em dia quando a conversa vai parar aos filhos, costumo começar a enrolar a comida na boca, os dedos no cabelo e ocupo-me a responder a e-mails pelo telemóvel. Não que exista pressão familiar, mas existem e sempre existirão, as conversas de amigos.

Quando o despertador toca de manhã, carregamos no snooze, minutos depois ele volta a tocar e lá vamos nós. Mas há aquelas manhãs sonolentas em que involuntariamente o desligamos pensando que irá - como sempre- voltar a tocar. Quando damos por nós o tempo já passou. Estamos atrasados ou acordámos naturalmente.

A verdade é que não carreguei no snooze. Tenho a sensação que desliguei mesmo o relógio.
E se há momentos em que tenho dúvidas... Em que penso que já estava na hora de ter uma criança e ser uma mãe solteira mas feliz... O Teatro onde trabalho acolhe o espectáculo de final de ano de uma escola, protagonizado por uma vasta dezena de adolescentes que não só gritam e asneiram a torto e a direito nos corredores com ainda soltam hormonas brilhantes enquanto se beijam fogosamente contra a porta do meu escritório.

Definitivamente o plano está adiado para aquela altura intergaláctica em que aos dez aninhos todos são independentes e vivem na sua própria casa.


20 comentários:

  1. Eu também queria ter sido mãe muito mais nova. exactamente pelas mesmas razões: a minha mãe tem 20 anos de diferença de mim e a relação é mto proxima.
    Mas claro que só fui mão aos 27 (quase a bater nos 28) e acho que foi na altura certa e foi quando quis.

    Mas tem dias que confesso que digo muitas vezes a mim mesma. tenho 30 anos e devia ter sido mais aos 20, agora já este estava despachado e não me melgava a cabeça loool!

    (nem quero pensar na adolescência.... não falemos disso!)

    ResponderEliminar
  2. eu ando com os ponteiros do meu relógio a rebentar pelas costuras...mas enquanto isso desejo ardentemente por essa utópica altura intergaláctica. (se bem que se há tanta gente que só sai de casa aos 40 ou nem isso...essa altura deve demorar para chegar).
    Damn it!

    ResponderEliminar
  3. esse sonho é cada vez mais adiado no nosso mundo.

    ResponderEliminar
  4. Esforçaste tanto... Mas escreves tão mal... Tudo tão básico e cheio de clichés, mostra só roupinha e mantém a boca fechadinha... É bem melhor e os leitores agradecem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A atitude a tomar é fácil.
      Não ler! :)

      Eliminar
    2. O anónimo que diz que a Ana escreve mal não sabe escrever "esforças-te"...

      Eliminar
  5. Exacto... !!!!! Boa resposta, inovadora! Não procuro no teu blog pérolas literárias, apenas fotos e dicas de roupas e consintas fúteis... Não para ler posta básicos e pseudo reflexivos... Era só uma dica... Dica-te apenas ao que sabes fazer... De qualquer forma não leio... Pois não há nada ara ler....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. omfg!!! ele há gente que não vida..e ocupa-se com a dos outros!
      pequeninos..é o que tenho a dizer!

      Eliminar
  6. mau!! mas tu queres apanhar? Tu não tens idade para falar em relógios biológicos, ok??
    ai, ai, ai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha! Desculpa Lolita... é que esta imagem demoníaca hoje no trabalho deixou-me toda baralhada. *'s

      Eliminar
  7. Eu acho que tens mais ou menos a miha idade...(23/24) e se isso for verdade é bom saber que não sou a única a sentir o relógio biológico cedo! Julgo-me doida quando penso que quero ter um filho, porque os meus amigos só agora começaram a morar juntos e eu nem isso tenho. Namoro à três anos, mas cada um na sua casa. O meu namorado foge e ri-se do assunto o que me leva a mim a pensar novamente "Fecha mas é a boquinha e deixa-te dessas ideias parvas!". Por outro lado, sinto que ainda tenho que viajar muito mundo, tenho que ver o sol nascer muitas vezes, tenho que festejar e rir durante muito tempo até ter um filho.
    Mas obrigada Ana, por me fazeres sentir menos maluca um bocadinho ;)


    p.s- Em resposta ao Anónimo: Ana continua a escrever estes textos assim. É por textos destes que eu gosto do teu blog. Se eu quisesse ver só coisas de moda e dicas tinha outros sites e outros blogs ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já senti. Agora parou... talvez um dia volte! :)
      Mas honestamente acho que não existe a idade certa, existem sempre pros e contras. Temos os melhores e os piores exemplos em todas as idades!
      Esse menino que se oriente... que se a Peppy quer peppytos deve começar a tratar disso!!! ;)

      Beijos e obrigada pela força!*

      Eliminar
  8. Eu acho que o problema mesmo é os outros não saberem respeitar o nossas vontades, desejos e metas que queremos atingir na vida.
    É certo que nunca senti o relógio a apitar, mas há 2 anos vim viver com o meu namorado e começou-se a falar no assunto. Deixei de tomar a pílula, comecei a tomar ácido fólico (que aconselham a tomar pelo menos durante 3 meses antes de engravidar), mas passado pouco tempo fiquei desempregada.
    E hoje, passado este tempo agradeço não ter seguido com essa ideia para a frente. Passado um ano e meio continuo sem conseguir trabalho, e cada dia que passa me sinto mais stressada por ver o tempo passar e nunca mais sair da cepa torta. Acabo por não ter paciência com ninguém e descarregar as minhas frustrações em cima de quem não tem a culpa.
    Tenho 31 anos, e cada vez que ouço uma criança a fazer um berreiro fico doidinha das ideias e só me apetece lá ir mandar-lhe 2 berros e ensinar um pouco do que é boa educação e respeito pelos outros. Será que isto quer dizer que não terei jeito para ser mãe? Isso não sei, mas a não ser que aconteça fruto de algum percalço, não me devem apanhar nessa onda da maternidade tão cedo.
    Ah, e também me apetece dar 2 berros a quem passa a vida a dizer que está na idade!!! Dah, eu é que sei

    ResponderEliminar
  9. Também tive o relógio biológico a funcionar super cedo! Não sei porque há em mim sempre um instinto maternal enorme... Tanto que encho a minha casinha de cãezinhos e gatinhos! :p

    Mas no entanto tudo o que se relaciona com viver junto e casar dá-me quase ataques de pânico! Não sei o que se passa... E mesmo assim queria ainda viajar e viver tudo o que tenho a viver antes de ter filhos! Mas ando sempre ansiosa para tal altura chegar... Acho que isto é uma coisa de miúdas e que muita gente sente. Então quando ando hormonal e dá uma série ou filme com grávidas e bebés caem logo lágrimas! Mas tudo a seu tempo... penso eu :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei a tua escrita. O meu relógio biológico despertou à cerca de um ano...continua a tocar e tocar mas a conjuntura não ajuda ;)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  11. por aqui igual a ti!! quero muito, dá horas e horas, mas depois começa-se a ver que eles crescem e que crescem cada vez mais rápido, com problemas cada vez menos próprios para as idades deles (sou professora primária e já vi com cada coisa...).
    dá vontade de ter uma coisinha pequenina nos braços, mas que não cresça e fique para sempre inocente e dependente de nós e nunca chegue a questionar as nossas palavras de mãe!
    escreve rapariga!! todos sentimos as mesmas coisas e é bom saber que não estamos sozinhos no mundo quando pensamos de alguma maneira que nos faz sentir estranhos ao que nos rodeia!

    ResponderEliminar
  12. Não percebo o apelo da maternidade. Tenho 20 anos e tenciono continuar a ser só 'filha' durante muuuito tempo :)

    ResponderEliminar
  13. É tão tontinha, sabe lá o que diz...

    ResponderEliminar
  14. Mas és tão novinha! Penso eu... não sei bem a tua idade.
    Eu tenho 28 e gostava mas a vida ainda não permite dar um passo tão importante.
    Mas, decididamente, gostava de ser mãe antes dos 30!

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar